A nova Era do WRC chegou…. Inicia-se assim a Era dos carros híbridos…mesmo não sendo um “tema” consensual entre os adeptos da modalidade, a verdade é que as preocupações com as alterações climáticas são muitas e por algum lado tem de se começar no desporto automóvel.
Houve quem achasse que o roncar dos WRCs, aliás, dos Rally1 fossem acabar… mas não senhores e senhoras, o ronco está lá e nestes novos carros é bem interessante.
Toyota, Hyundai e M-Sport Ford são os pioneiros nesta nova Era… Claro que todos os anos se ambiciona que um ou mais novos construtores entrem em cena, mas tal não se tem verificado, infelizmente..….
Foquemo-nos nestes três e no que poderão fazer ao longo da época.
O primeiro palco de atuação é novamente o Rallye Automobile de Monte-Carlo 2022… a incrível e imprevisível prova monegasca será este ano mais mágica do que nunca.
Apesar dos milhares de quilómetros em testes aos novos carros, que ficaram também marcados pelos vários acidentes alguns deles violentos, esta primeira prova do WRC2022 será de descoberta e incerteza para os três construtores.
Os carros são, segundo os pilotos, completamente diferentes de conduzir e fiabilidade também não será ainda com certeza uma certeza…faça-se a redundância.
O que poderemos então esperar deste 90ª edição do Rallye Automobile de Monte-Carlo 2022!? Com toda a certeza, muita muita emoção ao longo de toda a prova.
Do lado da Toyota, Seb Ogier, que terá um programa parcial no WRC (tal como E. Lappi – ausente em Monte Carlo), é sempre um candidato a vencer. Com a toda a sua experiência e conhecimento local é impensável não o colocar como um dos hipotéticos vencedores mesmo não estando focado a 100% no campeonato.
Elfyn Evans e Kalle Rovanperä são este ano os dois pontas-de-lança da Toyota Gazoo Racing. Ambos têm mostrado uma consistência e desempenho incríveis estando ambos também na linha da frente para venceram a prova de abertura do Mundial. Acredito com muita convicção que a luta pelo titulo possa ser decidida entre estes dois pilotos.
Há ainda que contar com Takamoto Katsuta. O piloto japonês mostrou na época transata ser capaz de lutar pelos lugares da frente, podendo surpreende já na primeira prova do ano.
Na Hyundai, Ott Tanäk e Neuville continuam a ser os principais pilotos da equipa. Tanak é, de entre ambos, o que mais perto poderá estar da luta pela vitória já em Monte-Carlo e também no Campeonato. Apesar da época menos conseguida em 2021, o piloto da Estónia é sem dúvida alguma um dos melhores pilotos deste campeonato.
O espanhol Dani Sordo e Oliver Solberg dividirão o terceiro Hyundai i20 N Rally1 ao longo da época que agora se inicia. Solberg tomará o volante nesta primeira prova do ano. Não acredito que seja um candidato à vitória no prova monegasca….a falta de experiência ainda é evidente!
Contudo é necessário contar com ele e com Sordo como potenciais outsiders em algumas provas.
Para a Era Híbrida a Ford M-Sport apostou no Ford Puma e também em Craig Breen para “cabeça de lista”. Breen tem nesta nova aventura com a M-Sport uma grande oportunidade para fazer um brilharete. Poderá não ser já em Monte-Carlo que tenhamos Breen a lutar pela vitória, mas acredito que isso aconteça nas próximas provas. O título no Mundial também será algo difícil (pelo menos nesta primeira
época), contudo surpresas estão sempre a acontecer.
Fourmaux e Greensmith são os outros pilotos da equipa. Será interessante acompanhar o desempenho de ambos ao longo do ano, sendo que poderão também aparecer nos lugares cimeiros recorrentemente.
O pluricampeão Seb Loeb participará também na primeira prova do campeonato ao volante de um Ford Puma Rally. A par de Ogier será o piloto com mais experiência nesta prova, não sendo descabido de todo apontá-lo como um potencial vencedor da prova.
Os dados estão lançadas…que comece o espetáculo.